Depois de décadas, Rua da Glória terá novo residencial com retrofit de prédio ‘abandonado’

em Diário do Rio, 14/julho

O antigo prédio da Fundação Cecierj será completamente ’retrofitado’ para dar lugar a um novo projeto habitacional.

Depois de pelo menos quatro décadas sem ver um único lançamento habitacional, a Rua da Glória vai ganhar um novo empreendimento residencial. Um antigo edifício da Fundação Cecierj, fechado há cerca de dez anos, será completamente retrofitado para dar lugar a um novo projeto da Valente Empreendimentos — a mesma responsável pela conversão do antigo prédio da Rádio Globo, na Rua do Russel, em um condomínio residencial.

O novo prédio será vizinho ao Chafariz da Glória, um dos pontos mais movimentados do comércio da região. A expectativa é que a ocupação do imóvel contribua diretamente para a preservação do entorno, frequentemente alvo de depredações (principalmente pela sua proximidade com a Lapa). O prédio em questão estava vazio há pelo menos dez anos e, segundo moradores, simbolizava o abandono do bairro, que chegou a ser incluído em programas de requalificação urbana, como o Dias de Glória, da Prefeitura.

Seguindo a tendência dos novos empreendimentos no Centro, o Oriá oferecerá apartamentos compactos, com metragens entre 25 m² e 59 m². O projeto prevê ainda cerca de 700 m² de área de lazer, incluindo piscina com borda infinita no rooftop, espaço gourmet, academia e serviços compartilhados. O desenvolvimento do produto e a gestão comercial estão a cargo da MEMO, parceira da Valente no lançamento.

A escolha da Glória para o novo projeto não é à toa. O bairro tem voltado aos holofotes nos últimos anos, tanto como cenário de produções de TV quanto pela valorização do seu mercado imobiliário. A Feira da Glória, que ocupa a praça principal aos domingos, segue como atrativo cultural e gastronômico da cidade, e os aluguéis vêm em curva ascendente — reflexo do interesse crescente por áreas com identidade, acesso ao metrô e charme histórico.

O último lançamento da via, que é porta de entrada da Zona Sul, foi em 2017, quando foi inaugurado o retrofit do edifício empresarial “Na Glória”, na esquina com a Conde de Lages.


Ver online: Diário do Rio