
O luxo de Búzios: cidade recebe investimento bilionário em hospedagem de alto padrão
em Extra / Rio, 13/julho
Prestes a completar 30 anos de emancipação política, cidade da Região dos Lagos tem na região da Rasa e adjacências uma fronteira de empreendimentos turísticos em acelerada expansão.
A pequena vila que nos anos 1960 encantou a atriz Brigitte Bardot — e, no fim das contas, foi encantada por ela também — virou símbolo da união entre o sofisticado e o rústico como um ativo turístico dos mais valorizados do país. Há muito que a presença da estrela francesa em Búzios se resume à icônica estátua na orla que recebeu seu nome, mas aquele charme original que pegou Bardot pelo pé continua presente e em franco processo de renovação. A cidade, que em novembro completará 30 anos de emancipação, tem na região da Rasa e adjacências uma fronteira em acelerada expansão com investimentos em estrutura de hospedagem e lazer de alto padrão que ultrapassam fácil a casa de R$ 1 bilhão.
O exemplo mais visível desse movimento é o bairro planejado Aretê Búzios. Em desenvolvimento ao longo dos últimos anos, o projeto, quando concluído, ocupará uma área de seis milhões de metros quadrados, cortada por canais navegáveis com acesso ao mar. O empreendimento — idealizado e desenvolvido pelo Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário (OPP FII) — já tem 200 casas entregues.
A estrutura completa conjuga campo de golfe; várias piscinas, entre elas uma com ondas, cujas obras estão em curso; o Clube Aretê, com três sedes já em funcionamento e uma quarta prevista para o ano que vem; além da conveniente proximidade com o Aeroporto Umberto Modiano.
— O Aretê Búzios é atualmente um dos maiores projetos urbanísticos privados do país e foi inspirado em Port Grimaud, uma pequena e bela cidade na Côte d’Azur francesa, vizinha a Saint-Tropez, com seus charmosos e funcionais canais navegáveis. Ele propõe uma nova geografia ao abrir canais, criando esse grande arquipélago navegável que propicia uma diversidade de esportes náuticos como em nenhum outro lugar do mundo. Esse novo desenho teve um olhar para as condições locais, tomando partido no que Búzios tem de melhor a oferecer: seu vento, seu mar, sua natureza — explica Pedro Bulhões, gestor do OPP FII.
Multipropriedade
Bem perto da parte náutica do Aretê, fica outro empreendimento de alto padrão na área: o Casa Búzios, projeto de multipropriedade com escritura perpétua que alia arquitetura orgânica, serviços cinco estrelas e ampla estrutura de lazer. A iniciativa, tocada pelo Grupo ST, tem investimento na casa de R$ 150 milhões e contará com 160 residências de até cinco suítes, distribuídas em um terreno de 130 mil metros quadrados, dos quais 80 mil são de área verde preservada.
O Casa Búzios — cujas unidades têm a assinatura do prestigiado arquiteto David Bastos — oferecerá aos proprietários serviços hoteleiros como segurança profissional e concierge, entre outras comodidades. As opções de lazer contemplam piscinas privativas, cinema, spa, sala de jogos, quadras poliesportivas e acesso ao Casa Mar, um beach club exclusivo com wellness center, gastronomia, piscinas e apoio para esportes aquáticos.
O mecanismo de multipropriedade — regulamentado no Brasil em 2018 pela Lei 13.777 — permite que várias pessoas sejam proprietárias de um mesmo imóvel, com direito de uso exclusivo por períodos determinados ao longo do ano. Nesse modelo, cada comprador adquire uma fração do imóvel, registrada em cartório, com escritura própria e perpétua que dá direito de uso ao proprietário por um número específico de semanas por ano. Quem investir no negócio tem ainda a possibilidade de optar por trocar suas semanas de uso pela locação do imóvel como forma de geração de renda. As primeiras entregas do Casa Búzios estão previstas para o final de 2026.
— Estamos em uma área muito interessante da cidade e temos uma proposta diferenciada, que é a multipropriedade em casas e com uma área verde muito expressiva — disse Marcelo Conde, diretor do Casa Búzios. — Estamos muito próximos ao mar vendendo uma Búzios com uma vegetação exuberante. Adequamos o projeto, respeitando as particularidades da legislação e todo o inventário florístico e de vegetação.
Na mesma área, outras duas iniciativas atraem os holofotes: na Ilha Rasa, a meros 700 metros da costa, o Nas Rocas, cinco estrelas que já hospedou ícones da música como Bono e Mick Jagger, passa por uma revitalização e ampliação tendo como um dos sócios e diretor criativo o chef Alex Atala. No continente, perto da Rasa, mas já na Praia de Manguinhos, o Concept Hotel & Spa, passou por uma ampla reforma recentemente e reabriu estalando de novo como Zendaya Resort. São 47 quartos, todos de alto padrão, com uma estrutura de dar inveja, instalada em área de 40 mil metros quadrados à beira-mar.
Mais voos
Para completar, Búzios comemora a retomada, no mês passado, de voos regulares saindo de Rosário, na Argentina, para o aeroporto da vizinha Cabo Frio. Estão em curso ainda tratativas para conexões com outra cidade do país vizinho, Córdoba, além de outro voo, na alta temporada, de Santiago do Chile, com escala em Montevidéu, no Uruguai.
— Os investimentos que a cidade tem recebido são excelentes. Além disso, temos esse voo de Rosário e outros em negociação. Tudo isso traz um retorno interessante não só para Búzios, que tem um mercado internacional muito ativo, mas para toda a região — analisa Thomas Weber, secretário municipal de Turismo.
Enquanto expande fronteiras no turismo de luxo, Búzios espera por investimentos em infraestrutura e, sobretudo, ações na área da segurança. Como O GLOBO mostrou na semana passada, a ação de grupos milicianos em atividades como a grilagem de terras é uma realidade preocupante no famoso balneário.
Ver online: Extra / Rio