Rua Prudente de Morais vive efervescência de lançamentos

em O Globo, 13/abril

Endereço badalado de Ipanema, a via recebeu seis novos residenciais nos últimos meses, impulsionados principalmente pela boa profundidade de seus terrenos.

Ela não é a rua mais badalada, tampouco a mais famosa — títulos ostentados pela Visconde de Pirajá e pela Vieira Souto, respectivamente —, mas a Prudente de Morais está com tudo e não está prosa no mercado imobiliário carioca: foram seis lançamentos nos últimos meses. O endereço ostenta localização privilegiada, oferta de entretenimento e cultura e é apontado como o grande diferencial de Ipanema. Os terrenos com profundidade rara encontrados ali são também um atrativo para o desenvolvimento de projetos mais espaçosos.

A rua leva o nome do terceiro presidente do Brasil (1894-1898). O advogado Prudente José de Morais Barros foi o primeiro civil a comandar o país e o primeiro presidente eleito por voto popular direto sob a Constituição de 1891. Seu governo marcou a ascensão da oligarquia cafeeira ao poder nacional, após um período de domínio militar.

Hoje, a história na Prudente de Morais é outra. A rua tornou-se um ponto estratégico para o mercado imobiliário da Zona Sul pela proximidade com a Praia de Ipanema, eleita a segunda melhor do mundo pelo guia de viagens Lonely Planet, em 2024, e por tudo que o bairro oferece em termos de moda, cultura, artes, gastronomia e vida noturna — uma agitação que cariocas e gringos adoram.

A aquisição de terrenos na rua exige um trabalho minucioso que, muitas vezes, envolve negociações complexas com múltiplos proprietários e pode levar anos para ser concluída, mas o valor dos imóveis na região compensa o esforço. Um bom exemplo é o Almar, lançamento recente da Balassiano Engenharia na rua, com VGV superior a R$ 500 milhões.

— A compra do terreno envolveu a aquisição de dois prédios, o que nos obrigou a negociar com diversos proprietários. Mas sempre há espaço para novos empreendimentos quando se trata de uma região de grande demanda como Ipanema — explica o diretor Thiago Balassiano.

A Prudente de Morais é o endereço de dois outros residenciais de altíssimo padrão da Balassiano: Vista Ipanema e 786 Prudente, em parceria com o Opportunity FII, que também tem dois residenciais em construção na rua: um com a Sig Engenharia e outro com o Brix FII.

— É uma das ruas mais emblemáticas e conhecidas de Ipanema. A localização excelente, a proximidade com a praia e a oferta de diversos restaurantes são atributos que atraem tanto os cariocas quanto os turistas — ressalta o gestor do Opportunity, Marcelo Naidich.

Embora a rua já tenha ocupação consolidada, especialistas acreditam que ainda há espaço para novos empreendimentos, especialmente no segmento de alto padrão e na requalificação de imóveis existentes. Segundo Schalom Grimberg, sócio-fundador da Sig, o formato diferenciado dos lotes na Prudente de Morais é um atrativo adicional para os incorporadores.

— O loteamento de Ipanema foi feito por grupos portugueses, e os terrenos eram divididos em pequenos lotes de dez metros de frente por 20 ou 30 de profundidade. Na Prudente de Morais, os terrenos chegam a ter até 50 metros de profundidade —explica Grimberg.

As características especiais dos terrenos, somadas à alta demanda e à existência de prédios com potencial para retrofit, levaram também a Mozak a fincar âncora na rua com o Nove, residencial com apartamentos de três a cinco quartos.

— A proximidade com a praia e toda a agitação do comércio local fazem dessa localização um objeto de desejo para quem quer viver intensamente o lifestyle carioca — conclui a coordenadora de Marketing da Mozak, Thaís Lago.


Ver online: O Globo